TÓPICOS CONTEMPORÂNEOS EM DANÇA

Aqui estão alguns vídeos sugeridos pela professora Maíra Spanghero dentro da disciplina Tópicos contemporâneos em Dança como metáforas para a questão da mudança do paradigma “espetacularidade na dança”. Discutimos sobre a tendência que começa a se delinear na dança contemporânea com obras e processos criativos que tem seu foco no “afetar” e fazer sentir pelo viés da sinestesia e não pelo da representatividade.


Marcelo Evelin – de repente tudo fica preto de gente.


 


Marcelo Evelin (Demolition Inc./ “De repente fica tudo preto de gente”)


 


Sobre Expectativas e Promessas de Alejandro Ahmed


 


Sobre Expectativas e Promessas de Alejandro Ahmed


 


Sobre Expectativas e Promessas, do Grupo Cena 11, com coreografia e direção artística de Alejandro Ahmed, gravada durante a Bienal SESC de Dança em setembro de 2013, em Santos.


 


Michelle Moura (PR)- Fole – trata do movimento de expulsar e a prática de hiperventilar. O desejo é de sair de si. A respiração acelerada ocasiona alterações no estado psico-físico. Ocorre um processo de constante atualização de sensações, que fornecem transformações num sistema: movimento que produz ar, som, fisicalidades que geram emoção, controle que resulta em espontaneidade, rítmicas que criam palavras, sensações e vibrações. O resultado é uma dança que tende a instabilidade, desorientação e exagero.  – MITsp 2014 – Olhares Críticos – Pensamento em Processo

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s